terça-feira, 22 de maio de 2012

Construção de ponte sobre o Canal Laranjeiras, no Sul de Santa Catarina, deve ser concluída até 2014

Superintendente do Dnit em SC acredita que a vinda de Dilma reforça o compromisso com o prazo


Construção de ponte sobre o Canal Laranjeiras, no Sul de Santa Catarina, deve ser concluída até 2014 DNIT/Divulgação?DN
Trabalho junto ao consórcio vencedor está sendo feito para ser concluído até o final de julho de 2014 Foto: DNIT / DivulgaçãoDN
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, João José dos Santos, acredita que a presença da presidente Dilma Rousseff em Laguna, no Sul de Santa Catarina, reforça o compromisso de concluir a construção da Ponte sobre o Canal Laranjeiras até o fim do primeiro semestre de 2014. A data seria cerca de um ano antes do que foi definido no contrato.

— Todo o trabalho junto ao consórcio vencedor está sendo feito para ser concluído até o final de julho de 2014. Acho que a vinda da presidente reforça esse compromisso e gera uma responsabilidade ainda maior. A empresa apresentou esse projeto e vamos acreditar que isso é possível — disse o superintendente.

Dilma esteve em Laguna na tarde desta segunda-feira para  assinar da ordem de serviço para a obra. A ponte sobre o Canal Laranjeiras é apontada como solução para um dos principais gargalos da duplicação da BR-101 no Sul de Santa Catarina.



Recepção ansiosa

Centenas de moradores, líderes comunitários, representantes de sindicatos, alunos de escolas locais e políticos acompanharam com expectativa o pouso do helicóptero com a presidente Dilma Rousseff no Terminal Pesqueiro de Laguna, no Sul de Santa Catarina.

Acompanhando um grupo com cerca de 20 crianças, todas uniformizadas com camisetas de uma escola local, uma menina de apenas 10 anos já parecia saber a importância que a obra terá para a região.

— Vai resolver um problema que existe desde que eu nasci — disse ela.

Ponte Anita Garibaldi
Antes do discurso de Dilma, um vídeo apresentando detalhes do projeto da ponte foi exibido em um telão na lateral do palanque. Entre atentos expectadores estava o deputado federal Ronaldo Benedet, líder da Frente Parlamentar em Defesa da das Obras de Duplicação da BR-101.

No que depender dele, a obra já tem nome definido.

— Aprovamos na Comissão de Viação e Transportes o nome da obra como Ponte Anita Garibaldi. Esse nome vai passar por outras duas comissões, mas estamos certos de que será aprovado — disse o deputado — É um momento muito emocionante, já que a presidente não só autorizou o início da obra como veio pessoalmente assinar — concluiu.

O prefeito de Laguna, Célio Antônio, reforçou a sugestão do nome.

— Aqui na terra de Anita Garibaldi, esse é um pedido especial nosso. O povo de Santa Catarina sabe reconhecer a importância dessa obra e o esforço do governo federal para essa realização — disse o prefeito.

Bateu o martelo
Dilma decidiu vir ao Estado durante a reunião do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na quinta-feira, quando bateu o martelo sobre a ponte de Laguna. Ela também garantiu verba do PAC para outra grande obra da BR-101 Sul, o túnel duplo do Morro dos Cavalos, em Palhoça, além da duplicação da BR-470, entre Indaial e Itajaí. O montante liberado para as três pendências chegou a R$ 2,3 bilhões.

Mais do que garantir o início da obra em um dos três últimos gargalos da duplicação, a visita da presidente representa a retomada de investimentos do governo federal em rodovias de Santa Catarina quase um ano após as denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes. É o retrato do retorno de licitações e contratos de oito estradas catarinenses na soma de R$ 4,7 bilhões.

>> Confira o vídeo com o projeto da ponte



>> Veja o mapa com as rodovias que irão receber investimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.
Volte sempre!
um forte abraço e que Deus continue lhe abençoando!