quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Horário especial do Programa Conversando com Deus

O programa Conversando com Deus transmitido pela rádio Litoral AM, vai ao ar hoje, quarta-feira das 21 ás 22:30h. Acesse www.litoralam.com.br


Programa Conversando com Deus,realizado pela Igreja do Evangelho Quadrangular de Imaruí


.









Ligue e participe:
48 3643 0805
48 3643 0000

Cresce o número de cristãos na China, governo fala em 25 milhões de pessoas

Estimativas independentes supõem 60 milhões e ainda diz que nos domingos tem mais chineses nas igrejas do país do que em toda a Europa

É visível o aumento do número de cristãos na China, depois de tanta repressão por parte do governo, hoje a população está mais livre para poder frequentar cultos sem se esconder, tanto que aos domingos as igrejas tanto evangélicas ficam cheias e muitos já consideram que neste dia da semana tem mais fiéis nas igrejas chinesas do que nas igrejas espalhadas pela Europa.
Ainda não há números exatos que apontem a quantidade de cristãos no país, enquanto o governo chuta o número de 25 milhões – 19 milhões de protestantes e seis milhões de católicos, fontes não oficiais estimam 60 milhões de cristãos ao todo.
Apesar dessa boa notícia, as igrejas ainda estão restritas às ordens do governo chinês, desde a década de 80 é as autoridades quem autoriza o funcionamento de uma igreja que são chamadas de igrejas oficiais, elas são subordinadas à administração do Estado para assuntos religiosos e não podem tomar parte em qualquer atividade religiosa fora dos locais designados ao culto. Além disso, elas devem aderir ao slogan “Ame o país, ame sua religião”.
Outro dado relevante é que na China o ateísmo é pregado nas escolas para cumprir o objetivo do Partido que é “proteger e respeitar a religião até o momento em que a religião por si só desapareça”. Pensamento fruto da herança política de Mao Tsé Tung que considerava as religiões como um “veneno”.

Tipos de Igrejas na China

Hoje tanto protestantes quanto católicos estão divididos, na China, entre igrejas oficiais e não oficiais.
A Associação Patriótica Católica, aprovada oficialmente, nomeia seus próprios bispos e não tem permissão de manter qualquer contato com o Vaticano. Mas existe no país uma Igreja Católica extraoficial, maior, que conta com o apoio do Vaticano.
A Igreja Protestante oficial, por sua vez, cresce ainda mais rápido do que a católica. Mas há outro tipo de igreja protestante que também tem crescido bastante no país, as chamadas “igrejas domésticas” que são clandestinas, ou melhor, não têm a autorização do Estado e por isso incomodam o governo que reage com prisões.
fonte

Grande emissora de TV deixa de usar a.C. e d.C. como referências históricas, Vaticano critica

A medida vai substituir o antes de Cristo e depois de Cristo por "antes da era comum" e "era comum"
Grande emissora de TV deixa de usar a.C. e d.C. como referências históricas, Vaticano critica
Em respeito a laicidade do Estado e também em respeito às pessoas de outras religiões, as emissoras de TV e de rádio da BBC (British Broadcasting Corporation) deixaram de usar as abreviaturas a.C. (Antes de Cristo) e o d.C. (depois de Cristo) como referências históricas.
Agora uma das maiores empresas de comunicação do mundo adotou o termo “antes da era comum” e “era comum”. A mudança desagradou o Vaticano que chamou tal fato de “hipocrisia historicamente insensata”, declarou a instituição por meio de seu porta-voz ao jornal L’Osservatore Romano.
“Muitíssimos não cristãos disseram que não se sentem ofendidos pela datação tradicional, pelo a.C. e d.C.”, disse o jornal.
Na opinião do Vaticano a BBC está tomando uma postura antirreligiosa, principalmente contra o catolicismo.
“O que está bem claro é que o respeito a outras religiões é só um pretexto [da BBC], porque o que se pretende é apagar qualquer marca do cristianismo na cultura ocidental”, disse o L’Osservatore.
A emissora ainda não se pronunciou sobre as criticas, mas ela não é a primeira a tirar o a.C. e o d.C. da história, a Austrália também determinou que essas referências fossem retiradas dos livros didáticos, medidas que deverá entrar em vigor em 2012.
fonte