quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pesquisa: 48% estão acima do peso no Brasil

Estudo foi divulgado pelo Ministério da Saúde e apontou o aumento da obesidade no país entre 2006 e 2011

Pesquisa apresentada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha,  coletou informações em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal / Elza Fiúza / Agência Brasil
 

     

Um estudo divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde indica que o excesso de peso e a obesidade aumentaram no país no período de 2006 a 2011. De acordo com a pesquisa da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), a proporção de pessoas acima do peso no Brasil passou de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011, enquanto o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8% no mesmo período.

O aumento da obesidade e do excesso de peso atinge tanto a população masculina quanto a feminina. Em 2006, 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres estavam acima do peso, enquanto em 2011 as proporções passaram para 52,6% e 44,7%, respectivamente.

Entre os homens, o problema do excesso de peso começa cedo e atinge 29,4% dos que têm entre 18 e 24 anos. Entre homens de 25 a 34 anos, o índice quase dobra, chegando a 55%. Dos 35 aos 45 anos, o percentual é de 63%.

Dados do ministério indicam que o excesso de peso na população brasileira também está ligado a fatores como idade. O envelhecimento, segundo a pasta, tem forte influência nos indicativos – sobretudo femininos. O estudo aponta que 25,4% das mulheres entre 18 e 24 anos está acima do peso. A proporção aumenta para 39,9% entre mulheres de 25 a 34 anos e chega a 55,9% dos 45 aos 54 anos.

Em relação à obesidade, 6,3% dos homens de 18 a 24 anos se encaixam nessa categoria, contra 17,2% dos homens de 25 a 34 anos. Entre as mulheres, 6,9% das que têm de 18 a 24 anos são obesas. O índice quase dobra entre mulheres de 25 a 34 anos (12,4%) e quase triplica entre 35 e 44 anos (17,1%). Após os 45 anos, a frequência da obesidade se mantém estável, atingindo cerca de um quarto da população feminina.

Foram entrevistados 54 mil adultos em todas as capitais do país e no Distrito Federal entre janeiro e dezembro de 2011. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o objetivo é acompanhar os hábitos da população brasileira e subsidiar políticas públicas.
fonte

Julgamento no STF divide opiniões e gera polêmica no Twitter

Católicos fazem tuitaço em favor da vida, outros internautas defendem a legalização do aborto de fetos anencéfalos


Julgamento no STF divide opiniões e gera polêmica no Twitter
Enquanto os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) debatiam sobre a interrupção da gravidez de fetos anencéfalos, os internautas discutiam o assunto nas redes sociais dividindo opiniões e gerando muita polêmica.
A Igreja Católica realizou uma vigília em Brasília juntando centenas de pessoas entre a madrugada da terça-feira (10) e a manhã desta quarta (11). No Twitter os fiéis católicos fizeram o chamado tuitaço, colocando a hashtag #afavordavida entre os assuntos mais comentados do microblog.
Entre os tuiteiros estavam diversas autoridades da Igreja Romana como o arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer que escreveu: “Fique claro que não é a Igreja que perde se o @STF_oficial permitir o aborto de fetos anencefáliticos .#aFavorDaVida”.
Em outra postagem ele concluiu: “Quem perde, no caso de aprovação hj do @STF_oficial para aborto, é a humanidade, que permite uma forma de eliminação da vida não nascida”.
Mas ao contrário dos católicos e alguns evangélicos, muitas pessoas defendiam a legalização da interrupção da gravidez, entre eles a jornalista Eliane Brum da revista Época. “STF decide hj se continuaremos ou não torturando mulheres. Se não perder a chance, dormiremos em um país melhor”.
Alguns internautas dizem que hoje o STF pode aprovar o aborto de anencéfalos e que mais tarde poderá ser aprovada a interrupção da gestação quando for diagnosticado que o bebê tem alguma deficiência. “Fiquem espertos. Hj é aborto de anencéfalos, amanhã o de Downs, dps os q possuem a mínima deformação. Isso tem nome: Eugenia #afavordavida”, escreveu o autor do twitter @destrave.
Mas não são todos os que acreditam que o aborto é um problema, há que defenda que a mulher pode sim decidir ter ou não a criança. “vamos fazer um cadastro de pessoas #afavordavida. aí a mulher deixa de abortar e entrega o recém-nascido para um deles cuidar. que tal?”, escreveu o usuário @cauemoura.


Fonte

Tremor de 8,9 graus atinge a Indonésia

Terremoto foi registrado na ilha de Sumatra, na manhã desta quarta-feira, e provocou alerta de tsunami‎


Um terremoto de magnitude 8,9 ocorreu nesta quarta-feira em frente à costa ocidental da ilha indonésia de Sumatra, anunciaram as agências de geofísica da Indonésia e dos Estados Unidos, provocando um alerta de tsunami no Oceano Índico.

O tremor ocorreu às 8h38 GMT (5h38 de Brasília), a 33 km de profundidade e 450 km a sudoeste de Banda Aceh, a capital da província homônima, informou o Instituto americano de Geofísica. O terremoto foi sentido por cerca de 5 minutos, explicou um jornalista da AFP situado em Banda Aceh.

A ilha de Sumatra, situada ao nordeste do arquipélago indonésio, já havia registrado um tremor de magnitude 9,3, que provocou um tsunami e deixou mais de 22 mil mortos em uma dezena de países do sudeste da Ásia.

Reação em cadeia

O Centro americano de Vigilância de Tsunamis no Pacífico decretou o estado de alerta para todo o Oceano Índico.

A Índia lançou um alerta de tsunami para as ilhas Andaman e Nicobar, situadas no Oceano Índico. As costas de Andhra Pradesh e do Tamil Nadu, no sul e no sudeste do país, foram colocadas sob extrema vigilância.

O Sri Lanka, um país insular localizado no Índico, ao sul da Índia, também disparou o alerta de tsunami. A Tailândia, por sua vez, ordenou evacuação da costa do mar de Andaman.
fonte

Orando por Poder


"[...] Deixem-se encher pelo Espírito" (Efésios 5:18)

Certa vez, A.W. Tozer comentou que se o Espírito Santo fosse retirado da vida do povo cristão no período do Novo Testamento, 90% do que eles fizeram não teria tido resultado algum. Mas se o mesmo fosse feito aos cristãos de hoje, somente 10% do que fazemos não teria resultado.

Às vezes, quando o assunto do poder do Espírito Santo vem à tona, ficamos um pouco preocupados porque já vimos algumas coisas estranhas acontecerem, supostamente em nome do Espírito Santo. Mas quero que você saiba que Deus não nos dá o Espírito Santo para que simplesmente possamos ter uma experiência emocional, nos sentirmos bem ou termos uma diversão na igreja. Ele nos dá poder para impactar o mundo em que vivemos, e precisamos pedir por esse poder em nossas vidas.

A Bíblia nos diz para estarmos constantemente cheios do Espírito Santo (Efésios 5:18). É algo que necessitamos continuamente, sempre. Afinal, se acabar o combustível do seu carro você não dirá: "Ok, hora de trocar de carro. Acabou a gasolina." Ao invés disso, você vai até posto e o abastece. Deus gosta de nos abastecer. Ele quer encher você com Seu Espírito Santo, constantemente.

Então é preciso dizer: "Senhor, não há como impactarmos nossa cultura com nossas próprias forças. Não conseguimos fazer isso com nossos próprios planos, truques ou recursos. Precisamos de um poder que vá além de nós mesmos. Não podemos fazer isso por conta própria, mas com o Teu poder em nós, podemos fazer a diferença." É por isso que todos devemos orar.