quarta-feira, 2 de maio de 2012

Atenção! comerciante é vítima de nota falsa de R$20,00 em Imaruí

Na tarde dessa quarta-feira(02) uma comerciante de Imaruí constatou que foi vítima do golpe na nota falsa de R$ 20,00.
Fica o alerta para Imaruí e região:golpistas estão agindo, distribuindo  notas falsas.


Confira algumas dicas :

Com o uso de recursos de tecnológicos [que tem ficado mais modernos e acessíveis nos últimos tempos ] os falsários estão conseguindo se aproximar cada vez mais das notas originais: tamanho, cor, qualidade de impressão, detalhes…Identificar notas falsas antigamente era uma tarefa relativamente simples e fácil. Mas hoje tornou-se uma grande dor de cabeça principalmente para comerciantes. Dados do BC indicam que só no ano passado foram apreendidas mais de 500 mil cédulas falsas no Brasil, gerando um prejuízo de quase 20 milhões de reais.
Tudo bem que a tecnologia também nos trouxe máquinas, canetas e outras formas de identificar facilmente as notas falsas. Mas a informação e o treinamento de funcionários ainda permanece como a principal arma contra este tipo de crime.
Confira abaixo algumas dicas para não cair nesta armadilha:

1. Marca d´água

Segurando a cédula contra a luz observe na área branca do lado esquerdo figuras que variam do claro ao escuro. Cada nota possui uma imagem diferente, na nota de 1 real é a imagem da Bandeira do Brasil ou da mulher (figura da República)

2. Marca tátil

Elemento gráfico, representado por elipses ou por barras (podem estar na diagonal nas cédulas de 2 20 reais). Isso auxilia os deficientes visuais na identificação das cédulas. A marca tátil apresenta uma configuração específica a cada valor de nota.

3. Imagem latente

Ao colocar a cédula na altura dos olhos, na posição horizontal, com bastante luz, vamos ver, no lado esquerdo inferior, junto à tarja com a palavra ‘REAL(IS)’, as letras ‘BC’ escondidas.

4. Microimpressões

Utilizando uma lente de aumento vamos observar a presença de pequeníssimas letras ‘BC’ no interior dos números maiores que representam o valor das cédulas, na faixa clara à direita da figura da República (em todas as cédulas) e na faixa à esquerda (somente nas cédulas de 2 e 20 reais). Também podemos observar microimpressões nos troncos das árvores ao fundo da figura do mico-leão dourado, no reverso da cédula de 20 reais.

5. Impressão em alto-relevo

Utilizando o tato, você sentirá o relevo em algumas áreas da cédula, como na figura da República, nas legendas ‘República Federativa do Brasil’, ‘Deus seja louvado’ e ‘Banco Central do Brasil’, nas tarjas contendo a palavra ‘Reais’, nos números indicativos do valor da cédula e na figura do animal-tema contida no reverso da nota (com exceção da cédula de 1 real estampa C)

6. Numeração

As cédula possuem também uma numeração individual que estabelece a diferença entre elas, dessa forma, não existem duas cédulas, de mesma denominação, com a mesma numeração. A série é o conjunto de 100 mil cédulas da mesma denominação, com as mesmas características gráficas e que têm em comum os cincos primeiros caracteres alfanuméricos.

7. Registro coincidente

Olhando a nota contra a luz, o desenho impresso em um lado se ajusta exatamente ao desenho igual que se encontra no outro lado nas notas de 1, 5, 10, 50 e 100 reais. Nas cédulas de 1 (estampa C), 2 e 20 reais, o desenho se ajusta e se complementa.

8. Aspereza do papel

Ao passar os dedos pela nota, você vai sentir uma textura áspera. Característica exclusiva do papel moeda. Esta passa a ser uma das maneiras mais fáceis para verificar se o que você tem em mão é ou não uma nota de dinheiro falso.

9. Fibras coloridas

Pequenos fios nas cores verde, vermelho e azul, que estão espalhados pelo papel e podem ser vistos em ambos os lados da cédula. Um dificultador da falsificação, porém alguns conseguem ‘lavar’ o dinheiro e reimprimir um valor mais alto.

10. Fibras luminescentes

Pequenos fios espalhados pelo papel que se tornam visíveis na cor lilás, quando expostos à luz ultravioleta, em ambos os lados da cédula. Existem alguns dispositivos de luz ultravioleta no mercado que tornam fácil a identificação de dinheiro falso.
Em tempo, a falsificação de dinheiro é crime reconhecido por lei, com pena prevista para até 12 anos de prisão. Se você não é o responsável pela falsificação, mas ainda assim tentar passar pra frente uma nota falsa, também pode ser condenado a até 2 anos de detenção.
Ao reconhecer alguma cédula falsificada, o cidadão tem o direito de rejeitá-la. Caso já tenha absorvido a nota, você pode dirigir-se a qualquer agência bancária para solicitar um teste no exemplar, ou simplesmente descartá-la e assumir o prejuízo. E se você sabe de onde esta nota falsificada veio, fique à vontade para contar à polícia.
Caso tenha recebido a cédula suspeita em um terminal de auto-atendimento bancário, seguem algumas dicas:
  • Retire um extrato que comprove o saque, preferencialmente no mesmo terminal, e encaminhar-se ao gerente da agência para pedir providências.
  • Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco o cidadão deve procurar uma delegacia policial mais próxima (Civil ou Federal) para registrar uma possível ocorrência.
Informações retiradas do site do Banco Central e do blog DoceShop.