sábado, 24 de setembro de 2011

Cresce o consumo de antidepressivos em 49,1%

O uso de medicamentos que atuam no combate a depressão e transtornos de humor cresceu 49,1% em 2011 comparado ao ano de 2007 (que totalizou 23,2 milhões de cápsulas vendidas).
Especialistas afirmam que os números indicam melhora no acesso dos pacientes aos tratamentos, segundo a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas por outro lado, o alto consumo pode apontar para o crescimento da automedicação e dependência química.
“Estes tipos de remédio ficaram mais seguros dos anos 80 para cá, com menos efeitos colaterais o que também ampliou o acesso. Isso criou, em algumas classes terapêuticas, bolhas de uso inadequado”, ressaltou o professor do departamento de ansiedade da Universidade de São Paulo e médico da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Márcio Bernik.
Especialistas esclarecem dúvidas sobre a doença
O psiquiatra Abelardo Ciulla define que é preciso compreender que nem toda tristeza é considerada um quadro de depressão. “Se a pessoa passa os dias chateado e depois consegue retomar o ritmo de suas atividades, isso é normal. No entanto, se depois disso, a pessoa não consegue mais retomar sua vida, o trabalho, ou necessita ficar isolada, então ela pode apresentar um quadro de depressão. Ou seja, a tristeza deixa de ser normal e passa a ser patológica – afirma o psiquiatra.
Maribel Mellos, nutricionista funcional, afirma que o estilo de vida e o estresse podem contribuir para o aumento da tristeza e torná-la um quadro clínico. Ela aconselha que uma alimentação saudável pode ajudar no combate ao problema. “Existem alguns alimentos que podem ajudar na formação da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, e que é deficiente em pacientes depressivos. Os alimentos que podem ajudar a produzi-la seriam o triptofano, presente na carne, no leite e no ovo, o T6, encontrado nos cereais integrais, e o magnésio, que pode ser consumido através das castanhas, das nozes e das sementes. Além disso, o ácido fólico, que está presente nos vegetais com folhas escuras como o brócolis e a rúcula, também auxilia nesse processo “, revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.
Volte sempre!
um forte abraço e que Deus continue lhe abençoando!