quarta-feira, 28 de março de 2012

Com aproximadamente 9 mil civis mortos na Síria, ONU iniciará plano de paz

Com aproximadamente 9 mil civis mortos na Síria, ONU iniciará plano de paz
Kofi Annan, o enviado especial da ONU/Liga Árabe para a Síria, antecipou na semana passada ao chanceler brasileiro Antonio Patriota que acertara com o ditador Bashar al Assad o envio de observadores militares das Nações Unidas a Damasco. A medida visa começar a definir onde ficariam estacionadas as tropas internacionais a serem eventualmente enviadas ao país árabe.
As tropas vigiariam o cumprimento do ponto número dois dos seis constantes do plano Annan, qual seja “cessação de todo tipo de violência de todas as partes, vigiada pelas Nações Unidas”.
O governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, concordou em seguir o plano de paz proposto pelo enviado da ONU e da Liga Árabe. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo regime, embora representantes da oposição se mostrem céticos.
Para o ex-secretário-geral das Nações Unidas, o anúncio é “um importante passo inicial para trazer o fim da violência”. Ele ressaltou que a implementação do plano, na prática, é fundamental para lidar com a situação alarmante no país, que vive intensos confrontos há mais de um ano.
Organização das Nações Unidas estimou nesta terça-feira que mais de 9 mil civis já morreram na Síria em um ano de repressão do governo aos manifestantes que se opõem ao presidente Bashar al-Assad. Houve um aumento de quase mil mortes desde a estimativa anterior.
“A violência na região continuou sem cessar, resultando em um grande número de pessoas mortas e feridas”, afirmou o coordenador especial da ONU para o processo de paz no Oriente Médio, Robert Serry, ao Conselho de Segurança da organização, formado por 15 nações.
“Estimativas credíveis colocam o número total de mortos desde o início da revolta, há um ano, em mais de 9 mil”, disse ele. “É urgente parar o confronto e evitar uma escalada da violência do conflito.”
A estimativa anterior da ONU era de que mais de 8 mil civis haviam morrido.
Serry também falou sobre o anúncio de Kofi Annan, enviado da ONU e da Liga Árabe à Síria, nesta terça-feira, de que o governo sírio havia aceitado o plano de paz com seis pontos proposto pelo ex-secretário-geral da ONU.
“Agora são necessárias medidas imediatas do governo sírio com relação aos seus compromissos e para demonstrar ao povo sírio que eles estão prontos para cessar a violência e para um processo político, questões sobre as quais (Annan) também falará com a oposição”, disse Serry.
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.
Volte sempre!
um forte abraço e que Deus continue lhe abençoando!