quinta-feira, 29 de março de 2012

Dilma defende nova ordem mundial e reformas na ONU

A presidente Dilma Rousseff desembarca em Nova Déli, na Índia

  • A presidente Dilma Rousseff desembarca em Nova Déli, na Índia
Índia e Brasil querem uma nova ordem mundial e reformas no Conselho de Segurança das Nações Unidas que levem em consideração a nova realidade do mundo, afirma a presidente brasileira, Dilma Rousseff, em um artigo publicado no jornal "The Times of India".

"Brasil e Índia convergem fortemente para a reforma das organizações internacionais, seja a ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a criação de um novo modelo de responsabilidade do FMI ou o estabelecimento de novos fóruns de alto nível, como o G20, IBAS, BASIC e Brics", afirma Rousseff.

Dilma participa, em Nova Déli, da IV Reunião de Cúpula dos Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e na sexta-feira fará uma visita de Estado ao país anfitrião.

A visita, segundo a presidente brasileira, pretende "consolidar uma agenda bilateral substantiva e reforçar princípios similares de política externar, incluindo a defesa dos interesses de nossas populações pobres, promoção de crescimento econômico sustentável e uma posição internacional independente coerente com a nova ordem internacional".

Na primeira viagem à Índia como chefe de Estado, Rousseff ressalta que as duas democracias compartilham muitas semelhanças, apesar da situação geográfica, como o multiculturalismo e a diversidade étnica e religiosa.

"Brasil e Índia se destacam como modelos de crescimento, que conseguiram tirar da pobreza milhões de pessoas", afirma no texto.

Dilma recebe título de doutora honoris causa na Índia




foto Presidente Dilma Rousseff é cumprimentada nesta quarta-feira (28) por catedráticos e autoridades na Universidade de Nova Déli, na Índia, após ter recebido o título de doutora honoris causa da instituição de ensino superior Mais Roberto Stuckert Filho/PR

O comércio entre os dois países, que assinaram mais de 30 acordos bilaterais, passou de 500 milhões de dólares em 1999 a 9,3 bilhões em 2011. A Índia é o 12º maior sócio comercial do Brasil.

Durante esta visita, os dois países assinarão o acordo "Ciência Sem Fronteiras" para permitir que professores e estudantes brasileiros possam estudar em universidades indianas e vice-versa.

Os países também pretendem ampliar a área de cooperação, centrada principalmente na tecnologia, medicina e defesa, além de estimular o turismo.

A visita de Dilma Rousseff à Índia também pode ser importante para decisão de Brasília sobre a compra de 36 caças.

Analistas e fontes do governo brasileiro afirmam que a decisão da Índia de negociar exclusivamente com a França para a compra de 126 Rafale - uma licitação avaliada em 12 bilhões de dólares - pode ajudar a convencer o Brasil a optar pelo mesmo avião.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.
Volte sempre!
um forte abraço e que Deus continue lhe abençoando!