quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cinzas de vulcão chileno cobrem carros e cancelam voos em SC


Cinzas foram percebidas em cinco cidades catarinenses. Foto: Fabrício Escandiuzzi/Especial para Terra Cinzas foram percebidas em cinco cidades catarinenses

As cinzas do vulcão chileno Puyehe chegaram a Santa Catarina e além de causarem uma série de cancelamentos de voos, fizeram com que muitos carros amanhecessem cobertos de poeira branca.
As cinzas foram notadas em várias cidades, como Florianópolis, Içara, Criciúma, Blumenau e Joinville. Na capital, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, teve 11 voos cancelados na manhã desta quarta-feira.
Veja os direitos dos passageiros com os cancelamentos de voos
Veja por que o vulcão paralisa a aviação
As operações no terminal catarinense, segundo a Infraero, não foram suspensas. O cancelamento dos voos, segundo a estatal, é uma decisão das companhias aéreas. As cinzas fizeram com que passageiros de aeronaves da Gol, TAM e TAP não conseguissem deixar Florianópolis. Apesar dos cancelamentos, o movimento no aeroporto é considerado normal.
De acordo com as informações do Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram), as cinzas do Puyehue foram trazidas ao sul do Brasil por um jato polar. "Com a estabilidade do ar em níveis inferiores, devido ao sistema de alta pressão que atua sobre a boa parte da Argentina, Uruguai e sul do Brasil a cinza vulcânica acaba fazendo parte da nevoa seca (com umidade relativa do ar entre 50 e 60%) que vem sendo observada em baixos níveis da atmosfera e próximo à superfície do meio-oeste ao litoral catarinense", afirma a meteorologista Marilene de Lima.
A "névoa seca" estaria limitando as operações de aeronaves por estar com teto entre 3 mil pés (cerca de 900 m). "A visibilidade reduziu para 4 km na horizontal, o que limita a operação visual de pousos e decolagens no Estado", disse, acrescentando que as cinzas vulcânicas devem se dissipar no decorrer desta quarta.
fonte

Um comentário:

  1. Imaruí não está na lista,mas vi vários carros(incluindo o meu,que "dormiu" no sereno)sujos de uma misteriosa poeira.
    Alexandra

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.
Volte sempre!
um forte abraço e que Deus continue lhe abençoando!