segunda-feira, 12 de março de 2012

14% das ações do PAC estão em estado de atenção ou preocupantes

Área de transportes teve o maior número de ações nesse estado: 18%

Ao fim do primeiro ano da segunda etapa do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento fase 2, de 2011 - 2014), 14% das ações do programa estavam em estado de atenção ou preocupantes.

Entre junho e dezembro de 2011, as ações em situação de atenção caíram de 12% para 9%, enquanto as ações preocupantes aumentaram de 3% para 5%.

Os dados são do último balanço do PAC divulgado pelo governo federal nesta quarta-feira (7), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.


Dos seis eixos de atuação do PAC 2, o de transportes registrou o maior número de ações em situação de atenção ou preocupante, 18%. Em junho do ano passado, esse percentual era de 16%.

Os transportes são preocupação antiga do governo federal. Em novembro de 2011, último balanço divulgado, o setor de transportes registrou apenas 1% (em valores) as obras concluídas.

O ministério dos Transportes foi alvo de denúncias de desvios de verbas em julho de 2011. A crise fez com que Alfredo Nascimento (PR) deixasse o comando da pasta. Além disso, toda a diretoria do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) foi trocada.

Entre as obras que terminaram o ano em situação preocupante estão a BR-493, no Rio de Janeiro, e a ferrovia de Integração Oeste-Leste, que liga o porto de Ilhéus (BA) a Barreiras (BA).

Em atenção estão as rodovias BR-101 (PE), BR-101 (SC- Túneis e travessia Lagoa Imaruí), BR-163 (PA/MT) e a BR 365 (MG).

Balanço 2011

O PAC 2 tem 17,9% das obras concluídas. A execução dessas obras consumiu R$ 127 bilhões.

No primeiro ano, o programa finalizou quase 20% do total de suas obras, e restam, portanto, 80% para este e os próximos dois anos do programa. No balanço de novembro, o porcentual de obras concluídas era de 11,3%.
fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.
Volte sempre!
um forte abraço e que Deus continue lhe abençoando!