quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Arqueólogos descobrem selo de argila usado no Templo de Jerusalém

Descoberta de selo de 2000 anos em Jerusalém é a primeira do tipo


 
Arqueólogos descobrem selo de argila usado no Templo de Jerusalém
Um selo de barro, com cerca de 2.000 anos de idade, foi encontrado junto aos alicerces do Templo de Jerusalém, do qual só restou o “Muro das Lamentações”. Ele estava precisamente em um local perto do muro.
O selo tem duas inscrições em aramaico, que são as palavras “santo” (ou “puro”) e “Deus”. Portanto, a tradução da inscrição seria “Santo Deus” (puro para Deus, ou separado para Deus, em seu sentido literal).
As escavações que deram origem a esta descoberta rara foram feitas por arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel, um órgão governamental independente.
O arqueólogo Ronny Reich, da Universidade Hebraica de Haifa, acredita que o selo pode ser datado entre o fim do primeiro século a.C e o ano 70 d.C. O cientista explica que foi nesse período que os militares romanos puseram fim a uma revolta dos judeus e destruíram o templo em Jerusalém. Por isso, é muito difícil encontrar itens desse tipo.
Na verdade, essa descoberta é a primeiro desse tipo relativa a esse período da história da cidade de Jerusalém. Segundo Reich, é a primeira vez que um selo pode fornecer evidências arqueológicas diretas da atividade ritual no templo, conforme são descritas no Antigo Testamento.
Em princípio, parece que a peça está ligada a rituais religiosos no Templo, que é reforçado pelo fato de que ele foi encontrado sob o chamado “Arco de Robinson”, perto do Monte do Templo.
O sítio arqueológico fica na parte antiga de Jerusalém, como uma extensão de outra escavação na área conhecida como a cidade de David, dentro do bairro palestino de Silwan.
Arqueólogos interpretar que o selo era usado para marcar os itens aprovados para uso ritual, como os vasos de óleo ou os animais para o sacrifício.
Os elementos utilizados para o serviço religioso no Templo tinham que seguir as diretrizes rigorosas do texto legal judaico, a Mishná, que menciona o uso desse tipo de selo.
Pouquíssimas ferramentas relacionadas à sua utilização no Templo foram descobertas, em parte porque o atual Monte do Templo (onde fica o Muro das Lamentações) é ocupado por uma mesquita que se tornou o centro dos conflitos e de tensões religiosas e políticas.
Este é o terceiro local mais sagrado no Islã. Além disso, a Autoridade Palestina quer fazer desta área a capital do Estado da Palestina.
Traduzido e adaptado por Gospel Prime de Protestante Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.
Volte sempre!
um forte abraço e que Deus continue lhe abençoando!