quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Palavra especial a crianças: você conhece a história de cosme e damião?





Cosme e Damião nasceram na Arábia no terceiro século depois de Cristo, eram gêmeos e seus pais eram cristãos. Quando cresceram, foram estudar num lugar chamado Síria, e lá se tornaram médicos. Mas eles tinham um apelido muito interessante: “ANARGIROS”. Quer dizer “INIMIGOS DO DINHEIRO”, pois eles não cobravam nada, nenhum centavo pelo trabalho deles. E já que eles trabalhavam de graça, começaram a ser muito conhecidos atraindo assim muita gente para ouvir a mensagem que eles pregavam sobre o Salvador, Jesus Cristo.
Naquela época, o império era governado por um homem muito rude, chamado Diocleciano. O Imperador Romano, odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não seguiam as ordens dele de adorar as imagens dos deuses que eram usados para enganar ao povo daquela época.
Ouvindo falar sobre todo o trabalho que Cosme e Damião faziam de evangelismo durante as consultas que davam aos doentes, o imperador mandou para a cidade de Egéia, onde estavam Cosme e Damião, um representante de nome Lísias, que seguindo as ordens do imperador, mandou que os irmãos adorassem, se ajoelhasse diante de algumas imagens. Porém, como seguidores de Jesus, nunca poderiam fazer isso. A Bíblia diz:
”Não farás para ti imagens de esculturas, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso” (Êxodo 20:4, 5).
Então, por obedecerem às ordens de Deus e não se encurvarem ou rezarem às imagens, eles foram torturados pelos homens do exército do imperador que acompanhavam Lísias.
Finalmente, depois de torturá-los bastante, cortaram suas cabeças. E foi assim que eles morreram no ano 283 depois de Cristo.
Esta é uma história real e você pode encontrá-la na Enciclopédia Universal Ilustrada Europeo-Americana (Volume 15, páginas 1140-1142).
È por esse motivo que nós, que somos cristãos como Cosme e Damião, não pedimos ajuda ou rezamos diante deles porque se eles morreram justamente por reconhecerem que não há outro deus além do Senhor Jesus Cristo,não nos atenderiam se rezássemos, pedíssemos ou oferecêssemos algo às imagens deles.
Afinal o evangelho de Jesus mostra que o próprio Jesus falou: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida, ninguém vem ao pai, senão por mim.“ (João 14:6).
Portanto, não convém pedir a Cosme e Damião, a São João, São Paulo, ou outro “santo“para intercederem por nós. Devemos buscar somente a JESUS, o FILHO DE DEUS. Foi Ele que morreu por nós numa cruz, ressuscitou ao terceiro dia e hoje roga a DEUS por nós (I Tim. 2:5; I João 2:1).
Assim também não comemos doces, balas, salgados ou aceitamos brinquedos de Cosme e Damião porque quem distribui doces nesse dia na sua grande maioria, faz isso porque fez promessas a eles. E muitos ainda oferecem esses doces a “outros santos” em algum terreiro de macumba ou centro espírita como pagamento de promessas. Logo quem come desses doces está ainda que sem a intenção, apoiando e concordando com as atitudes deles.
A Bíblia diz em Romanos 10:11 que aquele que crê em JESUS nunca fica confundido ou em dúvidas nesses assuntos. Se você realmente crê em Deus, o que te criou e tem em suas mãos o controle da sua vida, peça a ele sabedoria e ele não te deixará sem respostas. Afinal é Ele Jesus Cristo, o melhor amigo das crianças e Salvador dos que crêem nele.


CEAR Geração Kids - 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.
Volte sempre!
um forte abraço e que Deus continue lhe abençoando!